Porto de Recreio do Carregal em Ovar, 3880-163
telef. 256591236 - fax 256592548
nadoovar@gmail.com

segunda-feira, maio 05, 2008

II - Regata Internacional das Rias Baixas a Aveiro

Teve inicio no passado dia 2 de Maio (2008) a primeira perna da II Regata Internacional das Rias Baixas a Aveiro que só foi possivel com a mestria dos nossos amigos do Àvela e com a colaboração com os nossos hermanos galegos.

A NADO fez-se representar por uma embarcação, o "XPTO 2", uma embarcação de 26 pés que não deixou os seus créditos por mãos alheias.

De entre cerca de 40 embarcações à partida de Poboa do Caramiñal e cujas dimensões variavam dos ditos 26 a 50 pés, o "XPTO 2" arrecadou um honroso 2º (Segundo Lugar) à chegada a Vigo. Esta perna foi de cerca de 30 nm.

Já no Sábado as coisas mudaram de figura. A Largada de Vigo foi dada às 10H locais praticamente sem vento, 4 horas depois tinha-se progredido apenas 5 nm, das 55 nm previstas. Vigo - Póvoa do Varzim.

As condições de reduzido vento levaram a que mais de metade da frota tivesse desistido nas primeiras 2 horas. O perfil da regata aterou-se rápidamente perto das ilhas Cies, o mar tornou-se agressivo, vaga curta e forte, o vento subiu acima de 22 nós e as condições deixaram rápidamente de ser agrdáveis para uma boa "velejada" contribuindo para que outra boa parte da frota a desistisse, uns seguindo a todo o motor para a Póvoa e outros optando por procurar abrigo nas marinas mais próximas. O patrão do "XPTO 2" decidiu regressar a Vigo de onde zarpou no dia seguinte, Domingo, tendo feito o trajecto, sempre à Vela - VIGO - PÓVOA DO VARZIM em 10h52min.
Não há confirmação oficial mas cremos que apenas uma embarcação "em prova" chegou à Povoa do Varzim dentro do tempo regulamentar. A "LARIMAR", embarcação da Figueira da Foz bateu com o patilhão numa pedra junto jà junto à Póvoa do que resultou estragos avultados.
Outras houve que também registaram estragos mas de menor dimensão. A Ultima embarcação chegou às 6H30min.
Prontos para a ultima Perna: Póvoa Aveiro, próximo dia 10 de Maio.
Algumas imagens: